quarta-feira, 16 de abril de 2014

OLÁ, QUERID@S ALUN@S DE OFICINA DE TEXTO I E II!


Este é o espaço para socializar o seu conhecimento sobre Resumo e Fichamento. Há diferenças? O que mais  chamou atenção nas discussões realizadas em sala de aula?

Agora é só compartilhar seu pensamento... Quem vai começar?!




PARTICIPE DO FÓRUM DE DISCUSSÃO! FAÇA SEU COMENTÁRIO ABAIXO!

49 comentários:

Unknown disse...

Oi :)
Com relação ao que foi passado ficou bem esclarecido a diferença entre fichamento e resumo.Resumo é expor as principais ideias que é passada no texto e já o fichamento é destacar as principais citações que você encontrou no decorrer do texto,e todos esses gêneros textuais tem suas estruturas próprias a serem seguidas segundo as regras da ABNT.
O que eu entendi foi isso,espero ter ajudado vocês com meu entendimento.

Unknown disse...

Em relação ao fichamento ficou tudo esclarecido, só passando uma informação que não foi exposto em sala que foi a função do "(sic)" nos textos. Para esclarecer: O termo "sic" quer dizer "Termo empregado entre parênteses no curso de uma citação para indicar que o texto original está reproduzido exatamente , por mais errado ou estranho que pareça. Exemplo: "Paulo está duente (sic) = Paulo está doente". Em resumo, o termo é usado para indicar que você escreveu a citação tal qual está escrito no texto original, errado ou estranho. Espero que eu tenha ajudado colegas para que usem nos próximos fichamentos, principalmente o de citação.

Unknown disse...

Compreendi que o Resumo e Fichamento são coisa distintas, porem parecidas. O resumo é uma forma de se introduzir um determinando assunto ou texto, ele aborda as principais ideias que o autor vai transmitir e como ele ira transmitir, já o fichamento, vimos que existe varias formas porém ele é sempre feito de forma mais sucinta, mas objetivo, principalmente se for o de citação.

Vanessa F. Azevedo disse...

Há diferença Sim.Fichamento é você organizar as partes principais de um texto, sendo fiel ao conteúdo da obra, e a opinião do autor .E ele pode mudar de acordo com o tipo de fichamento, que pode ser de resumo, opinião e citação. Para que você não precise reler tudo de novo para saber do que se trata. Já o resumo, pelo o que eu entendi , é reduzir um texto com suas próprias palavras, aquilo que você consegui absorver . É muito importante não ser repetitivo no resumo, usar verbos diferentes e se referir ao autor de várias maneiras. Foi o que eu concluí.

Anônimo disse...

Diante da excelente aula e boa explanação do conteúdo no meu entendimento fichamento são as citações fundamentas do texto o qual podemos colocar com nossas palavras sem fugir do que o autor fala, para que não seja preciso voltar ao texto original e não esquecendo as referencias bibliográficas. o resumo idéias principais do texto com o cuidado de não ser repetitivo com as palavras e mencionar o autor de diferentes formas e compreensão global do texto a ser resumido.

Unknown disse...

Fichamento é as principais ideias que o texto trás em determinado assunto.
Resumo é dizer tudo aquilo que você conseguiu absorve do texto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fichamento é uma forma de organizar as idéias do texto, partindo de pontos relevantes citados pelo autor, podemos citar apenas, ou a partir dos mesmos explicar o sentido do que foi dito.
Resumir é compreender a ideia principal do texto, e reescrever em poucas palavras sem alterar o pensamento do autor.

Mayra Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayra Miranda disse...

Boa Noite
No decorrer das aulas aprendi que ha diferença entre fichamento e resumo. O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro ou um texto/artigo. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou fichamento de citações. Já o resumo é a apresentação seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais ideias do autor da obra. Existindo três tipos básicos de resumo: o resumo descritivo, resumo crítico e resumo informativo ou analítico. E para execução de ambos devem-se seguir as normas da ABNT

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estes esclarecimentos sobre como proceder para fazer uma ficha de citação nos deu a capacidade de analisar o texto e transcrever as principais opiniões ou ideias do autor em relação aos seus comentários e indagações relativas ao trabalho realizados nos livros, revistas e textos que nos é passado e nos ensina a fazer o resumo. Tudo isto conforme regras da ABNT. Por favor desconsidere a postagem anterior.

R disse...

Com tudo que foi explanado em sala de aula, conclui, que o resumo analítico é descrever as principais ideias do texto da maneira que entendeu, sem alterar a ideia do autor ( não expondo sua opinião), é colocar no papel tudo o que você conseguiu absorver do texto. Fichamento de citação é citar as ideias mais importantes do texto organizando-as.

R disse...

O resumo pode ser:
*Sintético - resumo geral (curto), tão resumido que não entendemos por completo a ideia que o autor tenta transmitir.
*Analítico – é resumir a ideia do texto sem alterar a opinião do autor, passando para o papel tudo o que foi absorvido do texto de acordo com seu entendimento.
*Crítico – é o analítico mais a crítica, o que também chamamos de resenha. É expor a ideia do autor e dar a sua opinião.

Unknown disse...

Olá!
Entendi que o resumo sintetiza o conteúdo de um texto, abordando de forma objetiva as ideias principais em uma quantidade mínima de palavras.
Já o fichamento é as informações chaves de determinado texto.

Unknown disse...

Olá!!
quando temos professores bons, o resultado é assim; todos com entendimento e evoluindo. Eu vou ser sincera,tive dificuldades pelo fato de fazer mais 10 sem estudar e quando estudava não tive interesse em aprender. Mas entendi assim que resumo é captar o sentido das informações e transcreve-la com atenção de não mudar a ideia do autor. e fichamento é retirar as citações mais importantes e reorganiza-las.

Unknown disse...

Pela fácil maneira que nos foi passado o assunto,resumo é o que de interessante tem o texto com a atenção para a forma como é mencionado autor em sua ampla compreensão resumida.Fichamento é sua opinião basaeda no texto do qual não podemos fugir das idéias que o autor transmiti.

Unknown disse...

Boa tarde colegas e professora.
Dentro de um cenário do qual diariamente preciso usar devido as consultas de textos técnicos que utilizo em meu dia-a-dia, utilizo o fichamento para fins consultivos, para discussão entre os profissionais que trabalham comigo e para um melhor entendimento do texto/artigo/revista/livro. Na área acadêmica, utilizo sempre como facilitador da compreensão. Confesso, que não seguia uma sequencia de observações e informações que recebi em sala de aula (dados empíricos utilizava). Com as informações recebidas, consigo ter um pouco mais de segurança para extrair as informações pesquisadas, realizar minha analise critica sem afastar-se da mensagem do autor. Porem, é comum em meus fichamentos expressar minhas ideias sendo elas contrarias ou favoráveis ao texto pesquisado. Como também, realizar fontes de pesquisas profundas para um melhor entendimento. Quando transmito para o resumo, estas minhas ideias, trabalho no resumo critico, e não em um dissertativo do qual precisarei não fugir das ideias do autor.

Nathália Andrade disse...

A respeito do que foi passado em sala de aula sobre as diferenças entre resumo e fichamento pude compreender de forma geral que: o resumo recapitula o conteúdo de um texto abordando as ideias principais, com correção gramatical e léxico adequado; e o fichamento de citação consiste na transcrição de trechos considerados importantes pelo leitor, com a utilização de aspas na abertura e no encerramento da citação e em seguida o número da página. Ambos devem ter indicações dos dados sobre o texto/livro quando fichado (autor, obra, editora, cidade, ano) ou resumido ( no mínimo autor e titulo).

Unknown disse...

O conteúdo demostrado em sala de aula pela Professora Eliete, foi essencial para meu aprendizado, antes das aulas, não conhecia de forma tão esclarecida o que era fichamento e resumo, na verdade não sabia nem o que era fichamento... O resumo é escrito apenas para resumir determinado texto ou obra, com o objetivo de diminuir seu tamanho, facilitando a compreensão do leitor com poucas palavras, bem diferente do fichamento que tem como principal função, armazenar e disponibilizar informações, e conhecimentos concretos de determinado assunto, sendo elaborado em forma de ficha.

Anônimo disse...

Alberto luiz no fichamento procura-se destaca as principais ideias do texto sendo fiel a obra e as ideias do autor evita coloca suas proprias palavras e opinioes,deve-se escolhe o fichamento que mas se adapta ao seu texto faze-lo.ja no resumo ao elabora o texto voce pode coloca em pratica suas palavras e opinioes de forma mas intima

Unknown disse...

É interessante perceber as técnicas para elaborar um resumo e fichamento, onde no primeiro temos que abordar as ideias principais do autor com nossas palavras. No fichamento, devemos identificar as ideias principais do autor e desenvolver um breve texto de maneira clara, objetivo, destacando as ideias principais.Os gêneros citados são ferramentas para consultas, facilitando o dia-a-dia.

Unknown disse...

Com relação a todos os comentários foi notável a concepção dos alunos com relação a diferença entre os dois gêneros acadêmicos.A colocação da discente Joseane Farias,foi muito boa pois ela enfatizou um fato que eu não sabia e esses debates pelas redes sociais sempre são bons para expandir os nossos conhecimentos.

Unknown disse...

Realmente Pedro Augusto, às vezes alguns tópicos não são observados em sala de aula e com o oferecimento de espaços virtuais como este podemos expandir mais e aprender com os conhecimentos dos outros colegas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

De acordo com o que foi abordado em sala aprendi que, o resumo pode ser dos tipos: analítico, sintético e crítico( ou resenha). Já o fichamento é pegar as principais ideias do texto que na sua opinião é importante, também existem três tipos: bibliográfico, conteúdo e tópicos(citações).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ao meu entender embora exista certa semelhança, há diferença sim, sendo então: 1) Fichamento = citação real da ideia do autor no texto, onde será transcrito com as regras devidas, acompanhado do preenchimento bibliográfico. 2) Resumo = com suas próprias palavras passar as principais ideias do autor sem alteração do texto original.

Unknown disse...

Olá!
O material é muito bom, objetivo e de fácil entendimento. O resumo é enxugar o texto com suas palavras mas sem tirar a ideia do autor e o fichamento é citar as principais frases do texto.

Unknown disse...

nas aulas nas quais foram ministradas pela docente eliete santos de oficina de texto 1 que teve como principais assuntos de discurssão resumo e fichamento pude obter bons resultados sobre os mesmos em que não saberia distinguir a diferença entre os dois. posso dizer que foi uma ótima aprendizagem para mim discente do curso de bacharelado em arquivologia.entendido sobre os assuntos tenho como aprendido que resumo é uma maneira de fazer de um determinado texto algo menor e obvio mais resumido sobre o assunto abordado sendo em critérios com suas devidas palavras enquanto que o fichamento tem como objetivo fichar em si partes importantes de um devido assunto.

Unknown disse...

Em relação as aulas sobre como elaborar um resumo e um fichamento,para mim ficaram bem esclarecidas todas as dúvidas pela competente professora Eliete,aprendi que o resumo só pode ser feito através de uma boa interpretação do texto e o fichamento de citação devemos destacar citações dos parágrafos que foram lidos, interpretados e transcrevê-los sem nenhuma alteração.

O ARQUIVISTA NO CAMPO DO SECRETARIADO disse...

Bom, olá pessoal e Professora,
Pra falar a verdade até então eu não estava entendendo resumo, porque??
Porque fiz um resumo de um TEXTO uma semana dessa no feriado passado, e quando voltei as aulas na semana após a essa, no trocar de idéias com meus colegas de sala fiquei sabendo o que realmente seria um Resumo, pois a partir da aula da professora e do material, entendi de outra forma, e mesmo assim fiz meu resumo, mas depois que vi exemplos dos resumos dos colegas ai percebi que seria de outra forma, pois na minha mente aconteceu um equívoco, mas tudo bem, agora sei como é um Resumo...Hehehe uhhh rsrsrsr
Resumo na minha opinião: ler o texto, sentir e entender tudo o que o autor que passar para nós leitores e depois transforma-ló em um belo resumo.
Já o Fichamento pessoal creio "eu" que não tive equívoco, vai ai minha definição:
Fichamento: Citar as principais partes do texto que achamos mais importante,de acordo com suas normas.
É isso ai Pessoas, beijos e abraço :)

vanessa luma disse...

O Resumo é ler o texto e trancrever tudi o que lhe foi entendido de acordo com a idéia do autor,e fíchamento e trancrever as principas ideias do texto atraves sempre de aspas e dentro das normas.
Abraços!!

Unknown disse...

Na discussão sobre os textos do livro Resenha, percebemos as sutis diferenças de resenhar.O veículo de divulgação é amplo, podendo ser um site, jornal, sites acadêmicos, revista eletrônica,sendo a resenha uma boa ferramenta para uma breve compreensão do objeto.Equipe Alyson, kaeliny e Maria Cristina.

Vanessa Claudia disse...

Em relação ao que foi exposto em sala de aula ficou bem claro as diferenças entre resumo e fichamento quais sejam: Resumo é quando você arranca do texto as principais ideias que o autor tentou transmitir. Podendo se subdividir em: a) sintético; b) analítico; c) crítico. Todavia o fichamento é registrar informações detectadas na leitura, contendo referências e o que você entendeu, com o propósito de guardar as principais informações, facilitando uma posterior pesquisa sem recorrer ao original. Ademais, o que me chamou atenção, foi como mencionar o autor nas primeiras linhas do resumo.

Vanessa Claudia disse...

Em relação ao que foi exposto em sala de aula ficou bem claro as diferenças entre resumo e fichamento quais sejam: Resumo é quando você arranca do texto as principais ideias que o autor tentou transmitir. Podendo se subdividir em: a) sintético; b) analítico; c) crítico. Todavia o fichamento é registrar informações detectadas na leitura, contendo referências e o que você entendeu, com o propósito de guardar as principais informações, facilitando uma posterior pesquisa sem recorrer ao original. Ademais, o que me chamou atenção, foi como mencionar o autor nas primeiras linhas do resumo.

Unknown disse...

Entendi que no resumo você tem que enxugar o texto destacando as ideias e argumentos do autor utilizando conectivos e verbos adequados. O fichamento seria fazer uma listagem dos tópicos principais do texto com suas palavras. O que me chamou a atenção foi a didática que a professora utilizou em sala. É isso ai pessoal.

Unknown disse...

Olá gente, sobre resumo aprendemos que podem variar em três tipos: Indicativo ( Ex. artigos acadêmicos), Analítico ( é feito a partir de citações da obra) e Crítico ( que basicamente se assemelha a uma resenha,pois você irá descrever a ideia principal do autor. Fichamento podem variar como: Bibliográfico ( é feito mais para controle pessoal,uma catalogação bibiográfica), Citação (transcrição de parte do texto mais relevantes), Resumo ( de conteúdo), Opinião ( de comentário ou analítico).

Ludimila disse...

Olá gente, sobre resumo aprendemos que podem variar em três tipos: Indicativo ( Ex. artigos acadêmicos), Analítico ( é feito a partir de citações da obra) e Crítico ( que basicamente se assemelha a uma resenha,pois você irá descrever a ideia principal do autor. Fichamento podem variar como: Bibliográfico ( é feito mais para controle pessoal,uma catalogação bibiográfica), Citação (transcrição de parte do texto mais relevantes), Resumo ( de conteúdo), Opinião ( de comentário ou analítico).

Unknown disse...

Fichamento são as principais citações do texto que destacamos.
Resumo falar tudo que foi entendido do texto sem alterar a ideia do autor, mencionando-o de diferentes formas.

Unknown disse...

Olá, gostaria de dizer que gostei do esclarecimento da professora Eliete sobre esses gêneros acadêmicos. É sempre importante adequar o tema das aulas com a necessidade dos alunos. A exposição dos gêneros textuais vinculados as práticas socias dos alunos, ou seja, vistos de acordo com a necessidade destes, é uma prática importante. Os gêneros textuais como um todo, circulam por diversas esferas sociais e assim fazem parte do "agir" dos individuos. Eles refletem a atividade humana em ação.

Kathleen Bastos disse...

Boa noite!!!
As aulas e seminários esclareceu algumas dúvidas que eu tinha sobre esse assunto,além de mostrar que tem algumas regras que devemos seguir, no caso a da ABNT. Percebe que é totalmente diferente do que eu costumava fazer no Ensino Médio. No resumo, é preciso encontrar uma síntese do assunto exposto, isto é passar para o leitor a informação principal do texto. Entretanto, no fixamento, busca a mesma forma de colher informação mais ele pode escrever com suas palavras as informações citadas anteriormente.

Lucicleide Azevedo disse...

Olá! O resumo é uma maneira de fazermos uma avaliação do texto,sem "fugir" do assunto tratado pelo autor.No decorrer do resumo, precisamos sempre lembrar de não repetirmos as mesmas palavras, buscando verbos para auxiliar na elaboração do mesmo.

Najla Pires disse...

Olá,Boa noite!Os slides do fichamento e Resumo são ótimos, é bem detalhado e é fácil na compreensão, explica bem sobre os assuntos abordados.

kika disse...

Boa noite ;)
Pelo que entendi a elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes. Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico.

kika disse...

;)
Boa noite o que entendi é que a elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes. Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico

Clideane Soares disse...

Boa noite, o que entendi é que a elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes. Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico

Arielle Vasconcelos disse...

Gostaria de ter tido o mesmo ensinamento no primeiro período, com explicações fáceis para melhor compreender o assunto. Porque eu tinha bastante duvida sobre o assunto, antes de aprendemos detalhadamente sobre Resumo e Fichamento, na maioria das vezes pensei que era a mesma coisa, mas não é. No ato de resumir um texto apresentam-se as ideias ou fatos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pelo qual surgem. Já o fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro, documento etc. Por isso são feito em fichas com um padrão de elaboração e disposição do conteúdo forma resumida para que se localizem estas informações posteriormente. Foi depois de aprender a diferença, que entendi por que no fichamento exige que a pessoa no final da citação mencione a pagina de onde a citação foi tirada. O resumo abrevia o tempo dos pesquisadores; difunde informações de tal modo que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo.

Mapa