MÍDIA, CULTURA E IMAGINÁRIO URBANO

MÍDIA, CULTURA E IMAGINÁRIO URBANO

Olá, Querid@s!

Esta página é destinada a envio de material da disciplina Mídia, Cultura e Imaginário Urbano do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

O objetivo é  disponibilizar materiais vistos nos encontros presenciais, como também textos para leituras complementares.

NÃO É OBRIGATÓRIO BAIXAR OS ARQUIVOS, APENAS SE TIVER INTERESSE, OK.
  Bons estudos!


 EMENTA

PROGRAMA DA DISCIPLINA


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 


ATIVIDADES

ORIENTAÇÃO PARA O PAINEL INTEGRADO 

ORIENTAÇÃO PARA A ESCRITA DO RELATÓRIO 

ABNT - NBR 14724- 2011 

AS TRÊS PRIMEIRAS ATIVIDADES PROPOSTAS 


PROJETO A ARQUITETURA HISTÓRICA DA CIDADE DE AREIA - PB COMO PARTE DE SUA COMUNICAÇÃO 









ÁLBUM DA EXCURSÃO DISPONÍVEL NO FACEBOOK








 MIDIATECA

POWERPOINT


 





 








CIBERCIDADE, CIBERESPAÇO E AS RELAÇÕES DE LAZER












VÍDEOS









Reportagem sobre o filme a Cidade é uma só 


 A cidade é uma só - Trailer Oficial


VÍDEOS NEW YORK SKYLINE - VILLA LOBOS






 O BICHO - MANUEL BANDEIRA


Tico Tico no Fubá - Orquestra Filarmônica de Berlim 

  In a Persian Market. Auf einem persischer markt.Sur un marché persan.Marché Persan.
Albert William Ketelbey, 1875-1959. Albert was born in Birmingham,England he composed many beautiful pieces of music.in 1929, he was proclaimed as "Britain, greatest living composer" But his work fell out of favour after the Second World War,and at the time of his death,he has slipped into obscurity with only a handful of mourners at his funeral.
The most paintings, Edwin Lord Weeks.
Marino,s Choice. Marino van Wakeren.

Atormentado Virtual



O Poder das mídias Sociais


ILHA DAS FLORES


TEMPO DE AGORA - ILHA DAS FLORES

Vídeo indicado pelo aluno Hermano

ÁUDIO



ACORDE, LEVANTE, LUTE!

 
SUGESTÃO DE LEITURAS

MEDOS URBANOS E MÍDIA: O IMAGINÁRIO SOBRE JUVENTUDE E VIOLÊNCIA NO BRASIL ATUAL

IMAGINÁRIOS URBANOS: PERCURSOS DE UM PROJETO


CULTURA, TELEVISÃO E IMAGINÁRIO URBANO


MÍDIA E VIOLÊNCIA URBANA: O CORPO CONTEMPORÂNEO E SUAS AFETAÇÕES EM UMA CULTURA DE RISCO

 OS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO JORNAL E NA ESCOLA - Autora Eliete Correia dos Santos




PAINÉIS - APRESENTAÇÃO DA TURMA 15


























FÓRUM SOBRE A EXCURSÃO E/OU SOBRE A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA


AQUI, NO FINAL DESTA PÁGINA,  É O ESPAÇO PARA SE FAZEREM OS COMENTÁRIOS A RESPEITO DA EXCURSÃO. QUEM VAI COMEÇAR O DIÁLOGO?
(Período do fórum de 20 de outubro a 9 de novembro) 



24 comentários:

Unknown disse...

Preciso deixar registrado a excelente viagem pedagógica sobre Mídia, Cultura e Imaginário Urbano.
Presenciei Saberes diversos apresentados nas mais diversas formas.
Darei exemplos para maior clareza na informação.
- Professora do módulo deu aula com microfone dentro do ônibus e alunos fazendo apontamentos sem achar cansativos.
- Verifiquei que colegas professores de disciplinas diversas utilizavam suas áreas acadêmicas ao responder questionamentos elaborados por outros colegas e pela professora.
- Presença de uma arquivista explicando os objetivos da formação acadêmica. Além de explicar diferença entre termos do tipo preservar; restaurar;conservar; tombar, entre outros.
-Na cidade de Alagoa Grande observou-se a arquitetura do local e ao visitar a matriz da cidade um dos alunos, que é músico presenteou a um casal de noivos desconhecidos durante cerimônia matrimonial. Com canto de uma música erudita ou sacra. Sou ignorante nesta área.
- Foram feitas várias dinâmicas com perguntas e respostas com premiações (Havia pedido para ficar fora das premiações por não ser da turma entretanto não aceitaram com argumento forte me lembrando que eu fazia mesma Pós só que outra turma).
Tivemos aula de Cidadania com cada acréscimo de conhecimento por parte de cada companheiro de viagem.
Também vi socializações diversas inclusive em divisão de lanches, que diga-se de passagem, eram saborosíssimos e de variedades diversas.
Na universidade vimos engenho e casa de fazenda em forma de museu.
Na visita a um engenho de fabricação de cachaça tomamos conhecimentos de toda a fabricação da Cachaça.
Sustentabilidade foi um dos aspectos mais lindos deste local.
Também houve degustação de subprodutos com acréscimos do produto, cachaça ou garapa (caldo de cana).
Visitou-se mais 2 museus na cidade de Areia.
Poderia dizer que eu, sujeito, voltei com minha identidade, professora, acrescida com saberes multidisciplinares.
Ate mais ver.


Unknown disse...

Josilda, adorei seu relato da experiência. Um relato de uma educadora empenhada com o conhecimento e com o ensino. Compartilhar saberes é a melhor forma de aprender, valeu mesmo!

Kelly Trajano disse...

Nossa viagem foi muito enriquecedora. Aprendemos a história de personagens de nosso Estado, detalhes da economia e cultura de outras épocas.
A turma teve oportunidade de interagir e compartilhar experiências.

Kátia Ribeiro disse...

Realmente foi muito enriquecedora a viagem para Areia, principalmente para mim que não conheço quase nada da História da Paraíba, fiquei surpresa com as visitas e como toda esta História é vivida e revivida em cada canto da cidade e que além disso ainda soma-se com nossas vidas em pleno século XXI, tais como vocabulários antigos utilizados atualmente em nosso cotidiano, ou mesmo o presídio antigo preservado, mas com outra função, agora para a educação.
Simplesmente agradeço a Deus pela oportunidade de ter tido esta experiência maravilhosa e de ter participado deste estreitamento de amizade entre os membros de nossa turma.
Para meus colegas de especialização um forte abraço e até dia 09, e para a professora fica meus sinceros votos de sucesso em sua defesa no Doutorado.
Bye.

jose luiz schroeder disse...

fiquei impressionado sobretudo com a presença da arte no imaginário urbanos de alagoa grande e areia... ter contato com obras originais, em sua maioria os desenhos de pedro américo foi experiência muito prazerosa, além de observar o respeito q os moradores de alagoa grande conservam por jackson do pandeiro.

lula disse...

Toda programação foi bem sucedida, Marconildo é excelente. A visita tanto a Alagoa Grande como a cidade de Areia trouxe muitos conhecimentos presenciais como histórico. A interação de todos nós, tanto no ônibus como fora dele foi de muita alegria, revivendo assim, o imaginário urbano das duas cidades em um processo orientado pela professora Eliete que a todo instante deu prova de liderança em todas visitas que fizemos durante todo dia 19/10/2013 que ficará para sempre nas nossas memórias.

Um abraço a todo.
Lula Fabrício

Unknown disse...

A visita técnica foi bem sucedida, podemos observar uma bela cidade que respira história. Foi muito interessante vivenciarmos o processo químico de transformação da matéria prima (cana-de-açúcar) em cachaça.

Unknown disse...

Certamente a viagem do dia 19/10/2013 ficará marcada e fará diferença na vida de todos que formam a turma 15 da Especialização, assim como na dos "agregados" que compartilharam conosco momentos tão marcantes. Foram experiências muito enriquecedoras tanto no aspecto pessoal quanto humano, social e acadêmico de cada um. Só tenho a agradecer a Professora Eliete pela iniciativa de planejar uma aula tão diferenciada, a Marconildo que, de maneira excelente e eficiente, organizou toda a viagem pensando nos mínimos detalhes de forma que todos ficassem satisfeitos com a programação, os vídeos, lanche, relatos de vida, dinâmicas, entre outros... e aos demais colegas de turma e viagem pela companhia tão agradável durante as horas que estivemos juntos: as piadas de Lula foram ótimas!!!
Amei cada minuto... conhecer o imaginário urbano das cidades visitadas foi surpreendente. Saber que tão perto de onde vivemos existem pessoas que cuidam, fazem uso de formam sustentável e disfrutam daquilo que muitas vezes não damos tanto valor: a nossa história e cultura!

Parabéns a todos que fizeram acontecer essa viagem.
Espero que ao longo do curso muitas outras aconteçam! Abraço a todos... até dia 9/11.

Unknown disse...

Oi pessoal!
Nossa visita a Areia e Alagoa Grande foi prazerosa, em primeiro lugar, e enriquecedora de conhecimentos. Foi uma experiência única. Vivenciamos roca de conhecimento, gentileza, histórias de vidas, solidariedade (algo raro), tudo isso num cenário belíssimo e recheado de culturas diversas.
Grata a todos por tudo.
Josélia.

Luis Carlos Durier disse...

Luiz Carlos Durier disse...
A Viagem Aula sobre Mídia, Cultura e Imaginário Urbano foi deliciosa, divertida, e principalmente, de muita aprendizagem.
Passamos por duas cidades importantes do ponto de vista histórico e cultural, Alagoa Grande e Areia, respectivamente. Por causa da disciplina em questão observamos tudo de uma maneira mais ampla, com um olhar mais atento. A arquitetura parecia mais iluminada, a interação com as pessoas locais, a história das cidades e de seu povo.
No Engenho Triunfo uma história superação. Emocionante!
Esta viagem ficará marcada para sempre. Principalmente porque estávamos todos juntos.
Grato pela votação. Fiquei muito honrado
Abraço a todos e em especial a Marconildo e professora Elite.

professormarconildoviegas disse...

A viagem a Areia e Alagoa Grande - PB foi muito importante para saber e identificar a cultura, mídia e o imaginário urbano na influência da vida dessas cidades que são tão significativas e que corroboram a fim de que todos possam sentir essa influência - e fluência - da cultura local.
Muitos saberes foram compartilhados e isso tornou a alteridade como premissa para a base de toda a disciplina.
Por fim, foi maravilhoso fazer parte desta turma que complementou saberes diversos e sabores de se aprender com sabor, como dizia meu professor de literatura.

Danilo disse...

Foi aula excelente, primeiramente pois não conhecia nenhuma das cidades visitadas, segundo que pudemos ver as belezas do nosso estado e suas histórias. Podemos também observar muitos exemplos de imaginário urbano presente nos lugares visitados. Foi ótimo.

Unknown disse...

A viagem foi muito além de uma aula de campo. Tivemos o prazer de conhecer a bela cidade de Areia e de conhecermos um pouco da história, da cultura e como vivem aquelas pessoas. Foi uma excelente oportunidades de estarmos juntos em um ambiente fora da sala de aula, o que já revela um certo conforto e um momento de mais descontração para conhecer melhor nossos colegas. A professora é "mega" divertida, o que nos deixa a vontade e a participação dos colegas passando conhecimento durante a viagem foi brilhante. Muito orgulhosa de fazer parte dessa turma tão agradável e rica. Obrigada a todos por essa oportunidade e em especial a nossa professora Eliete. Até sábado!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei a viagem! Eu já conhecia as cidades mas não desta forma.Alagoa Grande me encantou e Areia é um charme! Gostei muito da interação, da troca de ideias e conhecimentos! Voltei me sentindo recheada de novas experiências!

Conhecido Impensado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Katarina M. Ferraz disse...

Grande viagem. Ótima oportunidade para partilhar conhecimento e interagir com os colegas.

Isabel Cristina disse...

Viagem ímpar! Não sabia que Alagoa Grande tina tanta beleza.
Em areia fiquei encantada.
Estudei por um ano na belíssima Esc.Est. de Areia e sempre me sentia envolvida por aquela paisagem incrível da cidade.Mas essa visita, talvez pelo seu objetivo,talvez pelas minhas vivências, fez-me vê-la de outra forma. Se a cidade mudou eu não percebi muito,mas eu vi algo novo no que ela tem de mais antigo.

Helio Santos de Souza disse...

Conhecer Alagoa Grande e Areia foi muito prazeroso, nos divertimos ao mesmo tempo que adicionamos mais aos nossos conhecimentos.

Lara Marques disse...

Boa noite a todos! Infelizmente não pude ir a viagem, mas fico feliz pelos colegas e imagino que tenha sido maravilhosa mesmo! Pois bem, meu trabalho é bem simples, mas de um lugar que vi crescer a cada ano, que é sobre a Av Josefa Taveira no bairro de Mangabeira e como funciona a mídia e todo o imaginário urbano naquele local.

Kátia Surama disse...

Kátia Surama disse...
Boa Tarde todos!
A visitação às cidades de Alagoa Grande e Areia foi muito proveitosa por conhecer suas principais arquiteturas e bastante divertida com a turma.Sugiro outras viagens no decorrer do nosso curso.
Abraço a profª Eliete.Até sábado gente!

Jorge de Brito Ranalho Sobrinho disse...

Foi uma visitação muito importante,pois enriqueceu meu conhecimento tanto de docente quanto de discente muito obrigado mesmo pela oportunidade !!!

Juliana Melo disse...

Infelizmente não tive o prazer de ir a viagem como os demais. Mas fiz o mesmo estudo direcionado a nossa capital e me causou espanto ao comparar as fotos antigas e as recentes da nossa cidade.
As mudanças no imaginário urbano foram gritantes, de uma cidade pacata e recheada de verde, passei a ver apenas prédios e o pouco que restou da nossa imensa reserva de Mata Atlântica.
Os prédios, cada vez mais altos, investem dia após dia em áreas de lazer e até mesmo centros comerciais dentro de condomínios fechados. O que contribui ainda mais para o isolamento e a falta de convívio social das pessoas.

Com relação a disciplina, foi muito proveitosa e a cada dia, ao passar pela nossa cidade ou até mesmo ao ver imagem de outras, noto como a estrutura da cidade diz muito sobre seu povo e como a marca da sociedade está impressa em cada propaganda, loja, avenida, bairro, cidade. É muito bom poder aplicar o conhecimento adquirido da forma mais prazerosa e corriqueira. A todos um grande abraço!

Juliana Melo

Unknown disse...

Meus queridos, eu agradeço a oportunidade que tive de compartilhar com vocês conhecimento e diversão. A aula-passeio, aula de campo é uma maneira interessante de estudar e aprender. Parabéns a todos pela participação, interesse e desempenho!

Abraço,

Eliete Santos

Mapa