SUJEITO, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE

Olá, Querid@s!

Esta página é destinada a envio de material da disciplina Sujeito, Cultura e Contemporaneidade do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

O objetivo é  disponibilizar materiais vistos nos encontros presenciais, como também textos para leituras complementares.

NÃO É OBRIGATÓRIO BAIXAR OS ARQUIVOS, APENAS SE TIVER INTERESSE, OK.
  Bons estudos!




ATENÇÃO! ORIENTAÇÃO DO SEMINÁRIO!

ATENÇÃO! ORIENTAÇÃO DO TRABALHO INDIVIDUAL!

1º e 2º Encontros- dias 7 e 14-07

Ementa da disciplina

Programa da Disciplina

Dinâmica de grupo - 1ª aula

Exercício - 2º Encontro

Power point - Linguagem e Cultura




REFLEXÕES REALIZADAS NO 2º ENCONTRO

Sobre a construção do sujeito - Espelho

Psyche
Berthe Morisot
Peixe do Sábado

Reflexo da formação religiosa na cultura  




Vídeos
2º Encontro

Cultura do ponto de vista antropológico: da natureza à cultura



 

3º Encontro- dia 20-07


Slides sobre identidade


Querid@s, vamos continuar aguçando a discussão sobre sujeito,  identidade, gêneros, ok. (VÍDEO DO 3º ENCONTRO)





4º ENCONTRO - DIA 27-07
Apresentação de trabalhos sobre Gêneros, sexo e orientação sexual






5º ENCONTRO - DIA 3-08 

SLIDES DA AULA ( A ATIVIDADE ESTÁ NO ÚLTIMO SLIDE)





Identidade e memória from Eliete Correia Santos

6º Encontro - 10 de agosto
SEMINÁRIO DO GRUPO DE JANDUÍ



7º Encontro - 17 de agosto

SEMINÁRIO DO GRUPO DE JOSEGLEY E JOSEPH





SEMINÁRIO DO GRUPO DE JOSILDA










APRESENTAÇÕES DE REVISÃO - AULAS DOS DIAS 3, 10 E 17 DE AGOSTO

MATERIAL CEDIDO PELO PROFESSOR MARCELÃO



14 comentários:

Anônimo disse...

É necessário entender que o processo pedagógico de professores dependem das condições psicológicas e culturais de cada indivíduo.É aí que entra o conceito de subjetividade do professor como um dispositivo na sua formação, pertinente como instrumento de reflexão e de ação.

Juçara Maria disse...

É necessário entender que o processo pedagógico de professores dependem das condições psicológicas e culturais de cada indivíduo.É aí que entra o conceito de subjetividade do professor como um dispositivo na sua formação, pertinente como instrumento de reflexão e de ação.

Juçara Maria

Carol Cavalcanti disse...

Muito boa iniciativa Eliete, para o curso e para os estudantes. Enriquecedor. Parabéns!

Carol Cavalcanti
Coord. Tecnologias Educacionais
SEE/PROEAD/UEPB

Joseph disse...

Boa Tarde.......

Professora Eliete, me despertou a curiosidade dita a respeito de Alexandre Pires em relação a sua declaração preconceituosa contra o povo nordestino em especial ao povo paraibano.

Passei o dia inteiro procurando e pesquisando a respeito do assunto e não há nenhum registro de que ele tenha falado isso, depois de tanto pesquisar cheguei a conclusão que isso passou de um boato.

Segue abaixo links onde comprovam que isso passo de um boato, e caso alguém queira me provar o contrário, me mostre algo onde comprove que ele disse isso.

http://www.youtube.com/watch?v=MUZlLKF8ft8 - Vídeo gravado no Forrock 12/2009

http://www.iparaiba.com.br/noticias,170048,9,alexandre+pires+desmente+boato+que+tenha+falado+mal+das+mulheres+paraibanas+em+programa+de+tv.html - Entrevista concedida a canal local.

http://www.clickpb.com.br/noticias/cotidiano/alexandre-pires-anuncia-que-vai-processar-a-deputada-nadja-palitot-por-difamacao/ - Entrevista concedida a Canal Local.

http://www.pbagora.com.br/coluna.php?id=20091204235040 - Matéria de Jornal Local.

http://paraibahoje.wordpress.com/2009/12/11/a-doida-batei-pino/ - Matéria de Jornal Local

O mais interessante é que todos os jornais locais desmentem o ocorrido. Precisamos ler bem todos os fatos a respeito de algo dessa natureza.

Unknown disse...

OBRIGADA, CAROL!

BEIJINHOS

Unknown disse...

Joseph, eu também não sabia desse fato, ouvi na sala de aula. Agora a situação com Susana Vieira é real, tenho reportagens, mas basta ver o youtube. Eu criei horror dessa mulher!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=LWovKb0KBqY

http://www.youtube.com/watch?v=TPS-nbiDaMg

Joseph disse...

Boa Noite....

Então Profª Eliete, o ocorrido de Susana Vieira, realmente ocorreu, existe registro do fato, bem como todos sabem da recepção negativa que houve contra ela na Paixão de Cristo e também ela tentando se retratar no Domingão do Faustão.

Mas a de Alexandre Pires foi um boato criado. Inclusive esse primeiro link que postei é de um show realizado em João Pessoa, onde a casa estava lotada e inclusive tem um áudio do próprio Jô Soares falando do boato. E todos os outros são de reportagens a respeito do assunto e todos jornais locais.

Vale a pena ver.

Unknown disse...

Joseph e Prof Eliete segue link do orkut com este assunto e infelizmente vídeo foi apagado.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=49612&tid=2422682571546980904

Solicitei entrar nesta comunidade e estou aguardando aprovação.
Nunca citaria lenda ou boato por respeito a todos.
Na época não existia a facilidade dos acessos a copiar vídeos.
Só citei o caso devido a ter assistido ao programa. Este vídeo ficou disponível no youtube por muito tempo. Esta senhora era morena de cabelo liso e devia ter uns 48 anos na época.
Gostaria que vocês verificassem a página do orkut e a data do comentários no fórum.

http://www.clickpb.com.br/noticias/cotidiano/alexandre-pires-anuncia-que-vai-processar-a-deputada-nadja-palitot-por-difamacao/

Abraços

Joseph disse...

Boa Noite...

Prezada Josilda. Tudo isso passou de um boato, nunca existiu esse vídeo e nem o programa. Essas comunidades criadas no Orkut foram de pessoas ligadas a na época a deputada Nadja Palitot, esse boato derivou de uma especulação no estado de PE, nunca houve essa entrevista e se realmente tivesse havido existiria registro, pois a rede não se resume ao youtube e inclusive no link que você postou comprova que o próprio acionou judicialmente a referida deputada. Como disse veja os links e inclusive o de um vídeo onde ele está realizando um show aqui em JP, será que ele seria tão bem recebido se tudo isso fosse verdade??? acredito piamente que não. Todos os jornais locais na época nenhum fala do ocorrido e se você ler os links nem na época se tem registro de tal entrevista ou comentário. Mostre-me um link que tenha registro disso, não existe. E olha que tudo se tem na internet.

Boato puro.

Unknown disse...

Joseph,
EU ASSISTI O PROGRAMA NA ÉPOCA.
Colega,
Eu assisti.
Não foi que me contaram. Eu vi o programa.
Nunca seria idiota de colocar algo que não vi;
Estou procurando se tenho em arquivo em cd ou dvd pois este vídeo andou horrores na época
SÓ AFIRMEI POR TER ASSISTIDO AO PROGRAMA.
Não sou ligada a grupo político nenhum nem uso assuntos que não tenha conhecimentos pois sou pior que São Tomé. Além de sempre ter preocupação em veracidades por minha profissão não ter o luxo de deixar enganos ou boatos.
Caso você seja fã do moço nada tenho contra ou a favor.
Abraços


Unknown disse...

E a comunidade é anterior ao fato da deputada criar situação. Este fato do moço mineiro foi em 2005 e o da deputada em 2009,

Joseph disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph disse...

Bom Dia.....

Prezada Josilda, não estou falando que você é idiota, nem ligada a grupo político, que divulgue boato, que não fale a verdade...não se sinta ofendida de forma alguma. Também não sou fã do moço apenas prezo pelo correto, pra seu conhecimento minhas bandas preferidas são, O Rappa, Capital Inicial, Raimundos...curto outro gênero musical. O boato foi desmentido pelo próprio Jô Soares, que inclusive é filho de paraibanos, e também sou estilo a São Tomé, só acredito vendo, tanto é que procurei e muito a respeito do assunto e de tanto procurar, pesquisar e analisar, cheguei a conclusão que tudo isso passou de um grande boato. Essa entrevista nunca aconteceu. Nada, absolutamente nada fica hoje em dia sem registros. Esse é um pequeno trecho de entrevista concedida por Jô Soares "“Embora haja pessoas que afirmem esse fato, não há nenhum registro, gravação feita em casa, you-tube ou mesmo na própria emissora e isso comprova que essa suposta declaração jamais ocorreu".
Você pode ter visto outro programa tá se confundido, algo do tipo, mas esse programa nunca existiu. Boato Puro.

Infelizmente outra pequena contradição ai nos fatos, você fala que o fato do "moço" foi em 2005. Por favor leia esse link (http://www.cineclick.com.br/falando-em-filmes/noticias/gil-e-ovacionado-e-alexandre-pires-vaiado-em-recife) é de um ocorrido em Pernambuco, ABRIL/2002. Como é que você assistiu o programa em 2005 se em 2002 já existia o boato, um pouco contraditório não acha??

Sem mais não quero me estender no assunto, pois ambos estamos convictos das nossas opiniões. Então cada um com a sua e ambos se respeitando.

Abraços....

Mapa