REVISÃO DA GRAMÁTICA




EXERCÍCIOS 1


1. Acaba de chegar ao Brasil um medicamento contra rinite. O anti-inflamatório em spray Nasonex diminui sintomas como nariz tampado e coriza. Diferente de outros medicamentos, é aplicado uma vez por dia, e em doses pequenas. Estudos realizados pela Schering-Plough, laboratório responsável pelo remédio, mostram que ele não apresenta efeitos colaterais, comuns em outros medicamentos, como o sangramento nasal. “O produto é indicado para adultos e crianças maiores de12 anos, mas estuda-se a possibilidade de ele ser usado em crianças pequenas”, diz o alergista Wilson Aun, de São Paulo. (ISTOÉ, 04/11/98)
 
a) Segundo o texto, quais seriam as vantagens do uso de Nasonex em relação a produtos congêneres?
b) O objeto de que trata este texto é chamado, sucessivamente, de “medicamento”, “anti-inflamatório”, “remédio” e “produto”.  Qual desses termos é o que tem o sentido mais geral, e qual o mais específico?
c) Duas das palavras indicadas em b podem ser consideradas sinônimas. Quais são elas?
 

2. Na embalagem de um aparelho eletrônico, você encontra um “Termo de Garantia” no qual se lêem, entre outras, as informações abaixo: 

Este produto é garantido pela Amelco S.A. Indústria Eletrônica dentro das seguintes condições:
1. Fica garantida, por um período de 6 (seis) meses a contar da data da emissão da nota fiscal de venda ao consumidor, a substituição de peças, partes ou componentes que apresentarem defeitos de fabricação, exceto aqueles decorrentes de instalação e uso inadequado e em desacordo com as especificações contidas no “Manual de Instruções”.
2. A Amelco não se responsabiliza pelos produtos agregados aos seus pelos consumidores, e ainda por defeitos que esses causarem. (...)
3. Essa garantia será extinta caso:
  •  O defeito for causado pelo consumidor ou por terceiros estranhos ao fabricante;
  •  O produto tiver sido violado, alterado, adulterado ou consertado por pessoas ou empresas não autorizadas pelo fabricante;
  •  Sejam interligados ao produto elementos não recomendados pelo fabricante;
  •  Não sejam seguidas as instruções constantes do manual, principalmente quanto à correta instalação e voltagem elétrica.
a) Aponte uma contradição na cláusula 1.
b) Considerando o uso corrente, o pronome esses (cláusula 2) pode ser interpretado como referindo-se a mais de um antecedente. Aponte dois.
c) A terceira cláusula é em grande parte repetitiva em relação às cláusulas 1 e 2, mas sempre acrescenta algum dado novo. Aponte dois desses dados novos.
 
 3. Em uma de suas edições de 1998, o Classline Regional da Folha de S. Paulo, que circula nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, trazia este curioso anúncio: 


Alguma Casada – Quando ele te conheceu ele fazia você sentir-se uma Empresa Multinacional como fêmea, e você recebia como o equivalente à um salário de Diretora Executiva no seu salário de sexo, amor e carinho! Hoje, p/ ele você é uma Micro-empresa, cujo ele só visita quando ele vai pagar o seu salário mínimo sempre atrasado de sexo e amor! Faça como as grandes empresas, terceirize a mão-de-obra c/ gente qualificada que quer entregar satisfação completa sem nenhum tipo de cobrança. Eu casado sigiloso, cor clara, 28 anos. Procuro você s/ preconceito de peso ou altura de 18 a 45 anos. Posso viajar  para sua cidade ou hospedá-la em local secreto e sigiloso em São Paulo/Capital quando por aqui você estiver por passagem fazendo compras ou querendo me visitar CP1572.
 
a) A linguagem do anúncio acima faz pensar num tipo de autor. O produto oferecido seleciona um tipo de leitor. Considerando isso, caracterize o autor e o leitor representados pelo anúncio.
b) Algumas passagens do anúncio impressionariam mal uma leitora pouco disposta a tolerar infrações à norma linguística culta. Transcreva três delas.
c) Que comportamento socialmente discutível é proposto pelo anúncio através da metáfora da terceirização?
 

4. Num documento obtido na INTERNET, cujo título é “Como escrever legal”, encontram-se, entre outras, as seguintes recomendações: 

1. Evite lugares comuns como o diabo foge da cruz.
2. Nunca generalize: generalizar é sempre um erro.
3. A voz passiva deve ser evitada. 


Todas essas recomendações seguem a mesma estratégia para produzir um efeito cômico.
a) Qual é a estratégia geral utilizada nessas recomendações?
b) Explicite como a estratégia geral se realiza em cada uma das recomendações acima transcritas.
 

5. O texto “O FMI vem aí. Viva o FMI”, do articulista Luiz Nassif, publicado na revista ÍCARO, está redigido no português culto característico do jornalismo, e contém, inclusive, um bom número de expressões típicas da linguagem dos economistas, como “desequilíbrio conjuntural”, “royalties”, “produtos primários”, “política cambial”. No entanto, contém também termos ou expressões informais, como na seguinte frase: “Há um ou outro caso de mudanças estruturais no mundo que deixa os países com a broxa na mão”.


Leia o trecho abaixo, que é parte do mesmo artigo, e responda às questões: 



Países já chegam ao FMI com todos esses impasses, denotando a incapacidade de suas elites de chegarem a fórmulas consensuais para enfrentar a crise - mesmo porque essas fórmulas implicam prejuízos aos interesses de alguns grupos poderosos. Aí a burocracia do FMI deita e rola. Há, em geral, economistas especializados em determinadas regiões do globo. Mas, na maioria das vezes, as fórmulas aplicadas aos países são homogêneas, burocráticas, de quem está por cima da carne-seca e não quer saber de limitações de ordem social ou política. (...) Sem os recursos adicionais do Fundo, a travessia de 1999 seria um inferno, com as reservas cambiais se esvaindo e o país sendo obrigado ou a fechar sua economia ou a entrar em parafuso. O desafio maior será produzir um acordo que obrigue, sim, o governo e Congresso a acelerarem as reformas essenciais (ÍCARO, 170, out. 1998). 

a) Transcreva outras três expressões do trecho que tenham a mesma característica de informalidade.
b) Substitua as referidas expressões por outras, típicas da linguagem formal. 


6. Frequentemente, a propaganda explora semelhanças explícitas entre segmentos (palavras, partes das palavras, etc.) para sugerir a existência de relações de sentido entre esses segmentos. A estratégia é visível em algumas propagandas que mantiveram a sua eficácia por muito tempo, como “Melhoral, melhoral, é melhor e não faz mal” e “Tomou doril, a dor sumiu”. 

a) Transcreva, dentre os slogans abaixo, aqueles em que esse procedimento é utilizado.
b) Analise um dos slogans que você terá apontado na resposta à questão a, explicitando o tipo de relação que se estabelece através do processo acima descrito. 



1. Vista seu filho como ele gostaria de ser visto.
    (Propaganda da Petystil, cadeia de lojas de roupas infantis)
2. Igual a todos os outros de sua categoria. Juntos.
    (Propaganda do carro Chrysler Neon LE)
3. Philips Energy Saver. A iluminação inteligente. 4
4. O mercado evolui, a Xerox revoluciona.

EXERCÍCIOS

TEXTO 1


O paradoxo da água

Uma das visões mais espetaculares do século passado foi a primeira imagem da Terra feita do espaço, na década de 60: uma gigantesca massa azul, com 70% de sua superfície coberta por água. Neste início de século, uma preocupação recorrente – e justificada – é a de que a água, tão abundante, se torne paradoxalmente cada vez mais
escassa para uso humano. Em março deste ano, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, decretou os anos que vão de 2005 a 2015 como a Década da Água. O objetivo é que nesse prazo se reduza à metade o número de pessoas sem acesso a água encanada, cifra que ultrapassa 2 bilhões de pessoas. Mantidos os atuais níveis de consumo, estima-se que em 2050 dois quartos da humanidade viverão em regiões premidas pela falta crônica de recursos hídricos de qualidade. É um dado gravíssimo quando se leva em consideração que 60% das doenças conhecidas estão relacionadas de alguma forma com a escassez de água. Como isso é possível em um planeta com tantos recursos hídricos? O problema pode ser equacionado em dois termos: má distribuição e má gestão. O primeiro se deve à própria natureza, o segundo é culpa do homem. A água é realmente a substância mais comum na Terra. No entanto, 79% dela estão nos mares, sendo assim imprópria para o uso agrícola e industrial e para o consumo humano.

Outros 2% estão nas calotas polares, em forma de gelo ou neve. Resta, portanto, apenas 1% de água doce, aquela disponível nos rios, lagos e lençóis freáticos. Essa água é extremamente mal distribuída. Países como o Canadá e a Finlândia têm muito mais do que precisam, enquanto o Oriente Médio praticamente nada tem.

O Brasil, dono da maior reserva hídrica do mundo – 13,7% da disponibilidade de água doce do planeta –, expressa internamente esse paradoxo. Dois terços da água estão concentrados na região com menor densidade populacional, a Amazônia. O segundo problema relativo à água é a má gestão – e, nessa área, há outro paradoxo. Mesmo sendo essencial para a economia, a água sempre foi dada de graça. E, quando não se paga pelo que se consome, o resultado é o desperdício.

A história ensina que o ser humano administra melhor aquilo que é tratado como bem econômico. A água, que está na base de todas as cadeias produtivas, faz jus a esse tratamento.

(João Gabriel Lima. Veja. São Paulo: Abril, 12. out. 2005.
(Fragmento adaptado).


EXERCÍCIOS 3 
 
1.    Segue, em anexo, um artigo de minha autoria “A palavra de outrem: as fronteiras do fenô­meno social da interação verbal” (p. 121 a 140), publicado em agosto de 2011, pela editora  Bagaço.

Escreva uma resenha crítica.

Instruções

Grupo de 4 pessoas
Mínimo duas páginas, máximo três.


2.    Para aprender a escrever, é preciso se engajar em práticas de leitura e escritura, portanto tentem realizar a sugestão de atividades abaixo, a partir do artigo escolhido na questão anterior.

A)   Observem o resumo e separem cada parte que o compõe;

B)   Leiam o artigo, procurando definir seu tópico central e sua estrutura (organização em seções);


C)   Identifiquem se a introdução traz conceitos centrais com respectivas definições;

D)   Procurem o(s) trecho(s) de justificativa na introdução, nos quais o autor aponta as razões para fazer a pesquisa, escrever o artigo, explorar o tema escolhido. Atentem para pontos do texto em que o autor explica a relevância do trabalho;


E)   Busquem, no texto, passagens em que o autor cita/critica/explica ideias de outros autores. Identifiquem pontos fortes e fracos encontrados pelo autor em pesquisas prévias e as razões para essa avaliação;

F)   Localizem critério(s) utilizados(s) pelo autor para organizar sua discussão da literatura (por exemplo, cronologia das pesquisas, temas abordados e/ou correntes teóricas);


G)   Procurem sugestões do autor sobre temas para futuras pesquisas;

H)   Tentem elaborar um mapa semântico das ideias centrais desse texto;


I)     Identifiquem como é feita a revisão de pesquisas e conceitos na área em termos de citação em bloco, direta ou indireta;

J)    Identifiquem o tempo verbal (passado, pretérito perfeito composto, presente) adotado mais frequentemente na seção de revisão da literatura e justifique o uso dele;


K)   Se o artigo escolhido é pesquisa de campo, identifiquem:  Sujeitos, materiais, categorias, ações, procedimentos, ordem cronológica dos fatos e tempo e espaço;

L)    Observem a discussão dos resultados feita pelo autor. Ela corresponde aos objetivos propostos por ele? Como e onde?


Atividade individual

3.    Agora é sua vez de planejar o artigo, tente fazer o resumo (que poderá ser revisto ao terminar o artigo) e faça um roteiro do texto, enumerando as seções e o que será discutido em cada uma.







 



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